Aprenda a liderar quem trabalha na sua casa!
Se você contratou uma Secretária do Lar para a sua casa, tem de saber dar orientações úteis a essa pessoa, conhecer as suas capacidades e os seus desafios pessoais.
Quando contratamos uma Secretária do Lar para a nossa casa, tudo o que queremos é livrar-nos do peso da organização, limpeza e arrumação da casa. Que bom é chegar a casa e já ter tudo bem feito!
Na minha experiência de Personal Organizer, já ouvi muitas mulheres queixarem-se do trabalho da sua Secretária do Lar. Elas esperavam um resultado, mas o serviço não foi realizado como elas queriam. Quando isso acontece, é fácil ficar desanimado com quem trabalha para nós, criticar a pessoa ou ter vontade de a mandar embora.
Mas pense um pouco comigo… você sabe liderar a sua casa e aqueles que trabalham para si?
Você tem de conhecer as qualidades da pessoa que vai mexer em tudo na sua casa.
- Ela tem de ser cuidadosa com os objetos, para não partir nada.
- Tem de saber cuidar da roupa para não estragar nenhuma peça na lavagem, na forma de estender ou ao passar a ferro.
- Tem de saber organizar uma cozinha de forma funcional para que a arrumação seja mais rápida e possa limpar mais facilmente.
- Tem de saber como arrumar as suas roupas e a dos seus filhos no roupeiro
Estes são apenas alguns exemplos de tarefas. Se a sua Secretária do Lar não as souber cumprir, quem tem de a ensinar é você, que é a dona da casa! Mas para isso você tem de saber fazer essas tarefas e mostrar-lhe como quer que o trabalho seja feito. Lembre-se que cada pessoa tem o seu jeito de viver e o que é óbvio para si pode não ser evidente para a sua Secretária do Lar.
Dedique algumas horas para explicar de forma clara:
- O que pretende que seja feito
- Como deve ser feito
- Quando quer que seja realizado
Comunique regularmente com a sua Secretária do Lar para ir acertando com ela as tarefas. Comunicar, não é ficar a conversar com ela sobre as vossas vidas! É saber dizer, de forma assertiva, como quer que ela organize e realize as tarefas da sua casa.
No entanto, convém também ir sabendo se a pessoa que trabalha para si está de boa saúde, se está com preocupações familiares, se vem de longe e já chega cansada a sua casa.
